
Este módulo permite escolher como teclado seu trabalha.
Existem três páginas neste módulo.
O efeito real da configuração destas opções depende das características fornecidas pelo seu teclado e pelo servidor X, no qual o Plasma está sendo executado. Como exemplo, você pode achar que mudar o volume do clique de uma tecla não tem efeito, pois esta característica não está disponível em seu sistema.
- Modelo do teclado:
Aqui você poderá definir o modelo do seu teclado. Esta opção é independente da disposição do teclado e diz respeito ao modelo de "hardware", i.e., a forma como o seu teclado foi fabricado. Os teclados modernos, que vêm hoje em dia com o seu computador, têm normalmente duas teclas extra, sendo referidos como modelos de "104-teclas", que será o que provavelmente irá querer, caso não saiba qual o tipo de teclado que tem.
- NumLock ao iniciar o Plasma
Você pode escolher entre sempre Ligar ou sempre Desligar a tecla NumLock, quando o Plasma iniciar. Pode ainda escolher a opção onde o Plasma deixe o NumLock do mesmo jeito em que foi configurado antes do Plasma iniciar.
- Repetição do teclado
Quando esta opção estiver ativada, ao manter uma tecla pressionada será emitido o mesmo caractere repetidamente, até que a tecla seja solta, ou seja, manter pressionada uma tecla terá o mesmo efeito que pressioná-la várias vezes sucessivamente.
Dica
Quase todos os usuários desejam ter esta opção habilitada, pois ela torna a navegação em documentos, com as teclas de flecha, significativamente mais fácil.
- Atraso
Esta opção permite-lhe definir o atraso ao fim do qual uma tecla pressionada irá começar a gerar códigos de teclas.
- Taxa
Esta opção permite-lhe definir a frequência com que são gerados os códigos de teclas ao pressionar em uma.
Digite alguns caracteres na caixa da Área de teste para verificar a configuração.
Muitos computadores não possuem suporte para esta função.

Esta página permite-lhe escolher as disposições de teclado que deseja usar, qual o indicador que deseja na área de notificação, como deseja mudar de disposições e que atalhos de teclado irá usar para isso.
- Indicador da Disposição
Você pode optar por Mostrar o indicador de disposição, o qual irá mostrar o nome ISO do idioma na área de notificação. É possível selecionar a opção para mostrar o indicador, mesmo que tenha apenas um único leiaute ativo e poderá também mostrar a bandeira do idioma, em vez de mostrar apenas o código ISO, assinalando a opção Mostrar a bandeira.
- Política de Mudança
Se você selecionar a política de mudança Aplicação ou Janela, a alteração da disposição do teclado só irá afetar a aplicação ou janela atuais. A política Global irá alterar a disposição do teclado a nível global e a Área de Trabalho irá mudá-la apenas para a área de trabalho virtual atual.
- Atalhos para mudança de leiaute
Os Atalhos principais são atalhos para mudar os layouts gerenciados pelo X.org. Os Atalhos de 3º nível são atalhos para mudar para um terceiro nível do layout ativo (se tiver um), sendo também tratado pelo X.org e permite atalhos apenas com teclas modificadoras. O Atalho alternativo é um atalho para mudar o layout tratado pelo Plasma. Ele não suporta atalhos apenas com teclas modificadoras e poderá não funcionar em algumas situações (por exemplo, se uma mensagem estiver ativa ou se estiver no protetor de tela).
- Configurar as disposições
Se você assinalar a opção Configurar as disposições, poderá adicionar e remover as disposições de teclado, de modo a poder mudar entre elas, quando for necessário.
Ao clicar em , será aberta uma janela onde poderá escolher o novo leiaute de teclado que deseja adicionar, assim como a sua variante, etiqueta e atalho.
A lista de leiautes à direita do campo Leiaute na janela Adicionar leiaute poderá ser reduzida com a lista Limitar a seleção por idioma. Você pode clicar no botão para ver o leiaute escolhido em uma janela separada.
Você poderá ordenar as disposições com as teclas para cima e para baixo, sendo a que estiver no topo a padrão.
- Disposições adicionais
Esta opção poderá ficar ativa apenas se tiver mais de duas disposições.
As disposições adicionais permitem-lhe mudar de disposição de forma simples, dentro de um conjunto relativamente pequeno, mantendo as mesmas disposições acessíveis rapidamente. Por exemplo, pode usar 3 línguas: Inglês, Ucraniano e Alemão, sendo que as duas primeiras são usadas com mais frequência e a terceira é usada apenas ocasionalmente. Neste caso, poderá configurar as duas primeiras como principais (definir o valor de Número de disposições principais: 2) e o Alemão como uma adicional - quando mudar com o teclado e o botão esquerdo, a mudança irá ocorrer apenas entre as disposições principais, podendo ainda escolher a terceira com o menu de contexto.
Quando é escolhida uma disposição adicionado, ela irá substituir a última principal (isto é feito por razões técnicas - normalmente os atalhos globais funcionam com base na primeira disposição ativa, assim será mais confiável preservá-la, quando permitir a ativação de disposições adicionais).
Como o X.org só permite ter 4 disposições para escolha, a funcionalidade das “disposições adicionais” permite também ultrapassar essa limitação: o usuário poderá ter até 4 disposições principais (gerenciadas pelo X.org) mas ainda mais 4 disposições adicionais (gerenciadas pelo seletor de disposições). Deste modo, o usuário poderá funcionar convenientemente com um máximo de 8 disposições (se bem que o limite de 4 disposições adicionais poderá ser aumentado no futuro).

Nesta página, se assinalar a opção Configurar as opções do teclado, poderá definir algumas opções referentes a diferentes configurações especiais das teclas. Você poderá expandir essas opções ao clicar no símbolo > que aparece à esquerda da opção, quando seleciona a sua definição na lista expandida.
Esta é uma GUI para ajudar na criação de leiautes de teclado padrão para X11 usando XKB.
Para mais informações, consulte a seção Links na página XKeyboardConfig do freedesktop.org.