
Copyright © 2000 Matt Johnston
Copyright © 2004 Henrique Pinto
Copyright © 2015, 2016 Ragnar Thomsen
Ark é um gerenciador de arquivos compactados para o KDE.
Índice

Ark é um programa para exibição, extração, criação e modificação de arquivos compactados. O programa pode trabalhar com vários formatos, tais como: tar, gzip, bzip2, zip, rar, 7zip, xz, rpm, cab e deb (o suporte a certos formatos de arquivos compactados dependem da instalação de programas de linha de comando apropriados).

Para poder usar o Ark com sucesso, você precisa do KDE Frameworks 5. É necessário também a versão 3 ou posterior da biblioteca libarchive, que é responsável pelo tratamento dos diversos tipos de arquivos, incluindo o tar, tar compactado, rpm, deb e cab. Para trabalhar com outros tipos, você precisa dos programas em linha de comando apropriados, como: zipinfo, zip, unzip, rar, unrar, 7z e lha.

Para abrir um arquivo no Ark, escolha o item (Ctrl+O) do menu . Você também pode abrir arquivos arrastando-os de uma janela do Dolphin e soltando-os no Ark. Os arquivos devem estar associados ao Ark para que seja possível clicar sobre um arquivo com o botão do mouse e abri-lo no Dolphin, usando a opção . Com isso, também será possível selecionar uma ação de extração para este arquivo.Os arquivos devem estar associados ao Ark, para que você também possa abri-los clicando com o botão do mouse em um arquivo no Dolphin e selecionar a opção para abri-lo ou então selecionar uma ação de extração para este arquivo.
Se você ativou o painel de informações no menu , serão apresentadas informações adicionais sobre as pastas ou arquivos selecionados no arquivo compactado.

Com o arquivo compactado aberto, você pode realizar várias operações com os arquivos nele contidos. Selecione um arquivo e use menu para escolher o que deseja fazer:
A opção (Ctrl+P) irá abrir o arquivo com o visualizador interno do Ark. Esse visualizador é rápido, mas serve apenas para leitura e não tem suporte a todos os tipos de arquivo.
irá abrir o arquivo no aplicativo associado a esse tipo de arquivo.
permite-lhe escolher o aplicativo que será usado para abrir o arquivo.
(Del) irá excluir o(s) arquivo(s) selecionado(s) do arquivo compactado. Lembre-se de que esta ação não poderá ser desfeita.
(Ctrl+E) abre um submenu com as pastas acessadas anteriormente, de onde você poderá optar por extrair rapidamente para uma delas ou escolher uma pasta que não está listada. Leia a próxima seção para obter mais detalhes sobre extração de arquivos.

Assim que um arquivo compactado for aberto no Ark, será possível extrair o seu conteúdo. Isso pode ser feito selecionando o item no menu . Será aberto um submenu com as pastas acessadas anteriormente, onde poderá extrair rapidamente para qualquer uma delas. Alternativamente, selecione o item do submenu para abrir a caixa de diálogo de Extração, onde poderá definir várias opções que afetam a extração. Leia adiante mais informações sobre as opções disponíveis na caixa de diálogo de extração.
Você pode usar o botão na barra de ferramentas para acessar as mesmas opções de extração.
Para extrair o todo o conteúdo do arquivo compactado, selecione o item do menu . Essa ação irá extrair, de forma incondicional, todos os arquivos e pastas existentes no arquivo compactado.
É possível extrair facilmente os arquivos e pastas, arrastando-os com o mouse para uma pasta no Dolphin.
Observação: A extração de arquivos não altera o arquivo compactado, nem o seu conteúdo.
A caixa de diálogo Extração permite-lhe escolher para onde os arquivos serão extraídos. O local padrão é a pasta onde se encontra o arquivo compactado. A caixa de diálogo também poderá ser aberta com a combinação de teclas Ctrl+E.

Você pode indicar uma subpasta para extração dos arquivos. O nome padrão dessa subpasta será o nome do arquivo sem a sua extensão, mas pode ser alterado conforme a necessidade. Se quiser manter os caminhos na extração, selecione a opção Preservar os caminhos na extração. Você pode optar por abrir a pasta de destino no Dolphin ou fechar o Ark assim que concluir a extração.
Se um ou mais arquivos da lista estiverem selecionados, você também poderá escolher quais arquivos extrair:
Somente os arquivos selecionados extrai apenas os arquivos que foram selecionados.
Todos os arquivos extrai todo o conteúdo do arquivo compactado.

Para criar um arquivo compactado no Ark, escolha a opção (Ctrl+N) no menu .
Você poderá então digitar o nome do arquivo compactado com a extensão apropriada (tar.gz
, zip
, 7z
, etc.) ou selecionar um formato suportado no campo Filtro e assinalar a opção Selecionar automaticamente a extensão do nome do arquivo.
Para adicionar arquivos ou pastas ao novo arquivo compactado, escolha a opção ou , respectivamente, a partir do menu .
Uma forma alternativa de adicionar arquivos ao arquivo compactado é arrastar um ou mais arquivos do Dolphin para a janela principal do Ark, para que seja adicionado ao arquivo compactado atual. Lembre-se de que os arquivos adicionados dessa forma serão sempre adicionados à pasta principal do arquivo compactado.
Se criar um arquivo zip
, rar
, 7zip
ou jar
, poderá proteger o seu conteúdo com uma senha.

Escolha se quer que a senha seja solicitada antes de mostrar a lista de arquivos. Isto é chamado de criptografia de cabeçalho e só está disponível nos formatos rar
e 7zip
. A criptografia de cabeçalho está ativa por padrão (quando disponível), para poder oferecer o máximo de proteção para os usuários menos experientes.

Clicar com o botão Dolphin, irá mostrar um menu de contexto com um item . O menu possui estes itens adicionais para extrair um arquivo com o Ark:
do mouse sobre um arquivo compactado, em um gerenciador de arquivos como ocria uma subpasta da atual com o pacote e extrai as pastas e arquivos para dentro desta.
O item abre uma caixa de diálogo onde poderá escolher a pasta de destino e outras opções diversas de extração.
extrai o conteúdo do arquivo para a mesma pasta.
O menu de contexto do Dolphin para seleção de arquivos ou pastas mostra estas ações no submenu :
As ações ou criam esses tipos de arquivo na pasta atual.
abre uma caixa de diálogo onde poderá ser selecionada a pasta, o nome e o tipo de arquivo.

O Ark possui um modo avançado para gerenciar os arquivos em lote sem carregar uma interface de usuário. Este modo permite-lhe extrair ou criar arquivos, ou ainda adicionar os arquivos aos mesmos.
O modo para gerenciamento em lote está documentado na man page do Ark.

O Ark tem direitos autorais (c) 1997-20165, da equipe de desenvolvimento do Ark.
Autores:
Elvis Angelaccio
(elvis.angelaccio AT kdemail.net)
Ragnar Thomsen
(rthomsen6 AT gmail.com)
Raphael Kubo da Costa
(rakuco AT FreeBSD.org)
Harald Hvaal
(haraldhv AT stud.ntnu.no)
Helio Chissini de Castro
(helio AT conectiva.com.br)
Georg Robbers
(Georg.Robbers AT urz.uni-hd.de)
Henrique Pinto
(henrique.pinto AT kdemail.net)
Roberto Selbach Teixeira
(maragato AT kde.org)
Robert Palmbos
(palm9744 AT kettering.edu)
Francois-Xavier Duranceau
(duranceau AT kde.org)
Corel Corporation (autor: Emily Ezust)
(emilye AT corel.com)
Corel Corporation (autor: Michael Jarrett)
(michaelj AT corel.com)
Direitos autorais da documentação (c) 2000 de Matt Johnston (mattj AT flashmail.com)
Documentação atualizada para o KDE 3.3 por Henrique Pinto (henrique.pinto AT kdemail.net)
.
Documentação atualizada para o KDE Applications 16.04 por Ragnar Thomsen (rthomsen6 AT gmail.com)
.
Tradução de Henrique Pinto (henrique.pinto AT kdemail.net)
e André Marcelo Alvarenga (alvarenga AT kde.org)
Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.
Este programa é licenciado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.